Desde a primeira edição da Semana no Rio de Janeiro, nos chegavam diversos pedidos para que o festival chegasse também a São Paulo, pois vários dos filmes que exibimos seguiam inéditos na cidade tão decisivo para a cultura brasileira. Foi com enorme satisfação que recebemos esse ano o convite para aportar com um painel do que de mais significativo aconteceu na Semana dos Realizadores nestas quatro edições.
Era mais que natural que compartilhássemos nossa empolgação com tantos desses títulos com os habitantes da maior cidade do país, uma das protagonistas de tantos momentos significativos para o cinema brasileiro. Através desta retrospectiva, esperamos trazer uma série de novos espectadores ao encontro de obras que estão entre aquilo que de mais interessante e instigante se faz em cinema no nosso país.
Agradecemos muito ao Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, que nos possibilita tornar real esse desejo de longa data, e à Klaxon Cultura Audiovisual e Jurubeba produções, sem os quais não teríamos os braços fortes necessários para tal feito. E torcemos para que esse possa ser apenas o primeiro de muitos encontros com o público paulistano. Que ao longo, e ao final, dessas “Semanas”, este público possa ter descoberto por que nós somos apaixonados pelos filmes e realizadores que exibimos – e que possamos partilhar uma mesma empolgação pelo presente e pelo futuro do cinema brasileiro.
Eduardo Valente e Lis Kogan
Fundadores da Semana dos Realizadores e curadores da
Retrospectiva Semana dos Realizadores: voos do cinema brasileiro contemporâneo.